Estudo contou com a parceria do LAMIC-UFSM, Pegasus Science e importantes cooperativas do setor.

A contaminação por micotoxinas de grãos armazenados pode ocorrer de maneira altamente heterogênea, apresentando desafios para a obtenção de resultados precisos dos níveis de contaminação. Há informações limitadas sobre a amostragem de grãos armazenados em silos para análise de micotoxinas.
Neste estudo, comparamos dois processos de amostragem para verificar a contaminação por micotoxinas em milho e trigo. Ambos os processos de amostragem usaram uma sonda pneumática para coletar cinco amostras de toda a profundidade do silo. No processo A, esta amostra foi subdividida (terço superior, terço médio e terço inferior), enquanto a amostra de profundidade total foi utilizada para o segundo processo (B).
Esta é a primeira pesquisa que avalia a contaminação por micotoxinas em amostras coletadas de silos utilizando uma sonda pneumática. Nossos resultados fornecem uma solução para os problemas associados à amostragem de grãos em armazenamento estático em silos.

World Mycotoxin Journal é uma revista científica revisada por pares, com apenas uma área específica de foco: a promoção da ciência das micotoxinas que destina-se a atender às necessidades de pesquisadores e profissionais da comunidade científica e da indústria, bem como de formuladores de políticas e reguladores.

Loading...